Consulta Pré-Anestésica


O que é uma consulta pré-anestésica?

É uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico para todos os procedimentos marcados de maneira eletiva (programada). A consulta pré-anestésica é direito de todo paciente, tendo sido regulamentada pela resolução N º 1806/2006 do Conselho Federal de Medicina.

Como é feita a avaliação pré-anestésica?

A avaliação pré-anestésica é feita obtendo-se informações sobre a história clínica do paciente. Também é realizado exame físico visando principalmente as vias aéreas. Verifica-se o uso de medicamentos, vícios e uso de drogas, pesquisa de alergias tanto medicamentosa, quanto a alimentos, cosméticos, balão, etc. O anestesiologista pergunta sobre cirurgias prévias e antecedentes anestésicos.

Quais os benefícios de uma consulta pré-anestésica?

A consulta prévia com um anestesiologista dá ao profissional a oportunidade de conversar com o paciente e avaliar seus exames a fim de melhor planejar a anestesia. O paciente também é beneficiado, podendo esclarecer suas dúvidas e aliviar uma possível ansiedade a respeito do procedimento.

Quais os riscos de uma anestesia?

Muitos são os mitos que envolvem a anestesia. A realidade é que complicações fatais em anestesia acontecem na ordem de 1 em cada 200 mil procedimentos. Muitos dos fatores de risco estão relacionados à condição clínica do paciente, envolvendo alergias, doenças cardíacas ou respiratórias. Daí a importância da realização da consulta pré-anestésica, na qual o médico anestesiologista poderá conhecer melhor o paciente.         0


Acupuntura


O que é acupuntura?

Acupuntura é a prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), usada há mais de 4000 anos no Oriente e difundida no Ocidente. Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação científica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Ela trata diversos problemas de saúde tais como: dores crônicas e agudas em geral, cefaleias, ansiedade, depressão, tabagismo, problemas ginecológicos e gastrintestinais, além de diversos outros casos.

Acupuntura é indicada para qual tipo de tratamento?

A Acupuntura é indicada para tratar mais de 40 doenças segundo a Organização Mundial da Saúde. Entre elas: sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfisema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarreia, constipação, cefaleias, enxaqueca, paralisia facial, sequelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrite, entre outras.

Acupuntura dói?

Normalmente a agulha utilizada na acupuntura pode chegar a ser 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção. Por isso, na grande maioria das vezes, o procedimento é indolor. Pode ocorrer uma discreta sensação de choque elétrico e uma dor branda. Esses efeitos transitórios são completamente normais e mostram também que a aplicação no ponto com ativação de terminações nervosas locais foi realizada com sucesso.

Como é feito uma sessão de acupuntura?

Primeiramente é realizada uma consulta inicial e em seguida o médico acupunturista seleciona pontos específicos e individualizados para cada paciente. O paciente é deitado em uma sala individual aquecida e passa por um processo de limpeza da pele, quando só então as agulhas são inseridas em uma profundidade que varia de 0,5 a 3cm, sendo retiradas após aproximadamente 30 minutos.

Existe contra indicação para esse tipo de tratamento?

Qualquer paciente, com qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contraindicada, desde que se evite a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina. 0

 

Medicina da Dor


O que é um médico da dor?

Um profissional graduado em Medicina com Especialização em Anestesiologia e em Dor. O Médico da Dor deve ser portador do Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) e Certificado de Área de Atuação em Dor (CA AD), após aprovação nas provas realizadas pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Médica Brasileira (AMB). Além disso, o mesmo deve apresentar o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto ao Conselho Regional e Federal de Medicina (CRM e CFM).

Quais os tipos de dor tratadas na Clínica Coopanest?

Realizamos tratamento para diversos tipos de dor aguda e crônica como: Dores na Coluna, Hérnia de Disco, Dor de Cabeça, Enxaqueca, Fibromialgia, Dor no Câncer, Dor no Ombro, Dor no Joelho, Distrofia Simpático Reflexa, Neuralgia Pós Herpética, Neuralgia do Trigêmeo, Dor no Membro Pós Amputação, Neuropatia Diabética, Dor após Cirurgias e outros tipos.

O que seria uma dor crônica?

A dor crônica é geralmente descrita como uma dor persistente por pelo menos três meses. Há também critérios que a descrevem como uma dor que se estende para além do período esperado para a cura.

É possível medir a intensidade da dor?

A única medida confiável da intensidade de dor é o relato do próprio paciente. Deve se comparar a intensidade da dor de um paciente, em um dado momento, com sua intensidade em outra ocasião. Assim, médicos e pacientes podem julgar se a intensidade da dor está aumentando ou diminuindo com o tempo e com o tratamento. Diversas escalas podem ser usadas para facilitar a avaliação e comparação dos níveis de dor, como a Escala Visual Analógica, Escala Visual de Faces, dentre outras.

Quais os tipos de tratamento disponíveis?

Oferecemos modernos tratamentos medicamentosos multimodais, acupuntura médica, além de avançadas técnicas intervencionistas de tratamento da dor guiadas através de ultrassonografia e radioscopia. Com isso, podemos aliviar a dor e o sofrimento dos nossos pacientes assim como melhorar sua qualidade de vida.